Cultura de Paz, Meio Ambiente e Cyberativismo

terça-feira, outubro 14, 2008

Vídeos Recomendados

Se você está em busca de vídeos relacionados aos temas de Cultura de Paz e Meio Ambiente, recomendo buscar os seguintes vídeos no You Tube ou no sitehttp://www.pfilosofia.pop.com.br/04_miscelanea/04_16_video/video.htm
Além destas dicas, se você está buscando especificamente filmes para trabalhar a Cultura de Paz, vale a pena seguir as dicas de filme do livro "Paz como Faz" (disponível para download emhttp://www.palasathena.org.br/) indicado na sessão de publicações sobre Cultura de Paz.

Já se busca vídeos específicos para Educação Ambiental sugiro que pesquise o acervo de vídeos para Educação Ambiental disponíveis no site do Ministério do Meio Ambiente (http://www.mma.gov.br/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=16&idMenu=4728&idConteudo=5324).
De qualquer forma é sempre recomendável assistir aos film
es antes de exibi-los ao seu público-alvo para detectar a adequação dele ao seu propósito.



DICAS DE FILMES
Baraka. Disponível em vídeo.
Comentários: Maravilhoso! O filme não possui nenhuma palavra falada, apenas imagens do mundo inteiro, inusitadas, surpreendentes. Para perceber tanto a complexidade do nosso planeta, quanto a riqueza de culturas e comportamentos da humanidade. Para abrir a mente! Abaixo segue uma pequena amostra do rico conteúdo deste
longa metragem, apenas para ficar com gostinho de "quero mais". Belíssima fotografia!



Fantasia 2000 – “O Pássaro de Fogo”. Disponível no You Tube em:http://www.youtube.com/watch?v=3FWq17CT6Cs.

Comentários: A música de Igor Stravinski com o Balé “O Pássaro de Fogo” inspirou esta história sobre Vida, Morte e Renovação desenhada pela equipe dos estúdios Disney. Linda, abre espaço para tratar destes temas bem como sobre a esperança. Recomendo também que você veja os outros curtas do Fantasia 2000, lindos também. De baleias jubarte voadoras à operários nova iorquinos jazzistas, os vídeos baseados em obras da música clássica são criativos e muito delicados.


Dia e Noite (Day & Night). Disponível no You Tube em:http://www.youtube.com/watch?v=9OhkshrPyBs.

Comentários: Este curta metragem da Pixar aparece originalmente no início do longa Toy Story 3, mas pode ser encontrado no You Tube. De forma muito criativa – dentro dos personagens as paisagens surgem e se complementam – trata da importância da diversidade, de abraçar o novo, da virtude das diferenças. Preste atenção na mensagem emitida pela rádio, que simplesmente explica e diz tudo.


Playing for Change – Stand By Me. Disponível no You Tube em:http://www.youtube.com/watch?v=DU_wLhpp5V4&feature=fvst.

Comentários: A proposta deste projeto é muito bacana: Paz por meio da música, que une a todos nós! Lindo trabalho! De arrepiar!

Aquário Okinawa Churaumi - Japão. Disponível no site do Eco4Planet em:http://eco4planet.com/blog/2010/11/kuroshio-sea-7-500-metros-cubicos-de-vida-marinha/.

Comentários: Este vídeo foi filmado e editado pelo cineasta Jon Rawlinson. De maneira muito simples, apenas mostra o aquário Okinawa Churaumi, no Japão, que recria o fundo do mar, com uma música ao fundo. Desconsiderando a questão do cativeiro destas espécies, acredito que pode servir como uma potencial estrutura para sensibilizar a proteção da vida marinha. Com capacidade de quase 2.000.000 de galões de água, eu poderia ficar horas observando o incrível movimento e interação destas espécies. Hipnotizante.








Animals Save the Planet. Disponível no sitehttp://www.animalssavetheplanet.com/ e também no You Tube.
Comentários: O site apresenta vários curtas muuuito bacanas demonstrando atitudes que podem contribuir para a saúde do planeta. Criadas com a técnica slow motion as animações são muito bem feitas, além de serem engraçadas e práticas. Tem sobre o “pum” das vacas, sobre o ato de deixar os aparelhos em stand by, sobre o uso de sacolinhas, sobre a substituição das lâmpadas comuns por mais econômicas e muito mais! Como são em inglês, podem ser usadas por professores de idiomas. Abaixo segue um dos curtas sobre o uso irracional da água. Vale a pena ver todos!!

Mickey 3 D - Respire. Disponível no You Tube.
Comentários: Desde 2005 eu tentava encontrar esta animação francesa de final supreendente. Precisa assitir para entender, pois se eu tecer mais comentários posso estragar a surpresa. Existe no You Tube uma versão com a legenda da música. Optei por colocar esta versão sem legenda para não atrapalhar a observação das cenas.


Nós estamos aqui: O pálido ponto azul. Disponível no You Tube e no blog Assim como É (http://assimcomoe.blogspot.com/2009/03/pop-star.htmlhtml).
Comentários: Este vídeo eu conheci através do blog "Assim como é" do meu amigo Arthur. Aponta uma reflexão de como nossos problemas, questões filosóficas, crises financeiras, insônias, são insignificantes comparados ao infinito que nos cerca. Aproveito também para recomendar uma incursão ao blog "Assim como É" de forma geral e irrestrita. Expirações, inspirações e respirações para quem questiona, se intriga e medita. Mãos em prece.




George Carlin - Save the planet. Disponível no Yout Tube.
Comentários: Polêmico.



Jarbas Agnelli: Birds on the wires. Disponível no You Tube emhttp://www.youtube.com/watch?feature=related&v=-7xoQuc9nlg&gl=BR
Comentários: Trata-se de um músico que viu em um jornal uma imagem de pássaros pousados em fios elétricos e resolveu "musicar" aquela inusitada partitura. O resultado poético é muito singelo. Boa viagem!



Dancem macacos, dancem! Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=DRJqrLd7MrE
Comentários: Curta muito bacana, que faz uma paródia sobre o comportamento humano. Ao mesmo tempo engraçado e um tapa na orelha.


Nascidos em Bordéis. Disponível em vídeo.
Comentários: Incrível!! Se você está naqueles dias que precisa se animar, precisa tomar um fôlego porque desacredita na humanidade vá até a locadora mais próxima e alugue este filme. Trata-se de um documentário que envolve uma questão triste (a prostituição e a pobreza na Índia), de maneira realista, mas que aponta caminhos que reacendem nossa esperança no mundo. A história é de uma fotógrafa estrangeira que decide realizar um trabalho com os filhos das prostitutas locais com a intenção de tirá-los da situação que vivem e romper o ciclo de pobreza e prostituição. Ótimo para trabalhar a temática da Cultura de Paz!

Pão e Tulipas. (Título Original: Pane e Tulipani) Disponível em vídeo.
Comentários: Filme INCRÍVEL sobre o cuidado com o humano, sobre amizade, amor, autonomia e emancipação. Romântico, engraçado, singelo e delicado.

O ponto de mutação (Título Original: “Mindwalk”). Disponível em vídeo.
Comentários: Um mergulho filosófico para assistir naqueles dias em que você está preparado para um papo-cabeça. Baseado no livro “O Ponto de Mutação” de Fritjof Capra, publicação referência sobre o pensamento sistêmico, confronta as teorias do pensamento mecanicista e o pensamento holístico. Para mais informações sobre o vídeo acesse:
http://www.rabisco.com.br/19/pontomutacao.htm

Quem somos nós? (Título Original: "What The Bleep Do We Know"). Disponível em vídeo.
Comentários: Documentário muito interessante para mostrar o quanto somos induzidos pelo que pensamos e pelo vício de antigos sentimentos e atitudes. Reflexão sobre o sentido da existência humana.


Ilha das Flores. Disponível em vídeo.
Comentários: Curta clássico da área ambiental. Ótimo para trabalhar em cursos
e workshops a relação entre o social e o ambiental.


Uma verdade incoveniente. (Título Original: “An inconvenient truth”). Disponível em vídeo.
Comentários: Apesar de lançado recentemente (2006) posso arriscar a dizer que este filme conseguiu o feito de já tornar-se um dos clássicos da área Ambiental. Trata do Aquecimento Global de forma bastante interessante, que prende a atenção do espectador. Apesar de alguns trechos excessivamente auto-promocionais de Al Gore, completamente dispensáveis, o filme vale o ingresso. Fique atento para as informações que aparecem na tela ao final do filme sobre o que você, como indivíduo, pode fazer para amenizar a crise global: “pensando globalmente, agindo localmente”.

A carne é fraca. Disponível no You Tube.
Comentários: Produzido pelo Instituto Nina Rosa, este vídeo facilita o início de uma rica discussão sobre nossa relação atual com os animais e seus Direitos. Dentre os filmes sobre Proteção Animal, particularmente gosto desse, por conter cenas mais leves do que os geralmente produzidos.


The Meatrix. Disponível em http://www.themeatrix.com/
Comentários: Curta que também trata do tema Direitos Animais. Uma animação engraçada que faz uma paródia do filme "Matrix" e traz uma mensagem profunda. Teve tanta repercurssão que já virou trilogia e tem site próprio. Para quem adota o vegetarianismo como estilo de vida
é imperdível. Infelizmente, em inglês.

Hope. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=lVSmLpNK45Q
Comentários: Curta ma-ra-vi-lho-so!! Dá um nó na garganta, uma vontade grande de chorar, mas, como revela o próprio título, indica que ainda háesperança. Perfeito para ser transmitido em momentos em que se intenciona sensibilizar o público quanto à relação do homem com o Planeta, permitindo uma chamada para a reflexão.



Discurso Severn Suzuki – Eco-92.
Disponível em www.youtube.com/watch?v=5g8cmWZOX8Q
Comentários: Um dos discursos ícones da causa ambiental elaborado por crianças de 12 a 13 anos e exposto para os tomadores de decisão participantes da Eco-92. Forte e emocionante. O discurso em forma de texto também pode ser encontrado na íntegra no livro "Conservar e Criar" de Rita Mendonça, indicado na área de Publicações relacionadas à temática ambiental do blog.


Story of Stuff.
Original disponível em http://www.storyofstuff.com/, versão em português disponível no You Tube.
Comentário: Vídeo interessante para trabalhar o Consumo Responsável. Apresenta um quê de alarmismo, mas sabendo ser crítico, pode ser uma ferramenta ótima para auxiliar no desenvolvimento do tema. Com algumas partes irônicas à la Michael Moore, também faz uma forte crítica ao consumo estadudinense. Só vendo para saber. Duração de 20 min.

Children See. Children Do. Disponível em http://br.youtube.com/watch?v=7ZscS775ek8
Comentário: Curta (1min e 30 seg) próprio para a abordagem do tema Cultura de Paz, para refletir sobre o reflexo das nossas atitudes em relação às crianças e como elas absorvem rapidamente a cultura vigente.


Carroceiros. Disponível em vídeo.
Comentário: Documentário delicado sobre as condições de vida dos Carroceiros na cidade de São Paulo, hoje principais responsáveis pelo encaminhamento de materiais para a reciclagem. Finalizado em 2005, é atual e com um enfoque social e ambiental de extremo bom senso. O filme tem 32 min foi co-produzido pelo Senac junto ao Hernandes Cunha. Direção de Alexandre Rathsam, argumentos de Jacques Demajorovic e trilha sonora de Edu Ribeiro. Um dos filmes essenciais para quem trabalha com catadores de materiais recicláveis ou quer sensibilizar o público para a vida destes. Para ter acesso ao filme, sugiro entrar em contato com o Centro Universitário Senac, localizado em Santo Amaro. Mais informações no site: http://www.sp.senac.br/.

Ecce Homo – Meio Ambiente Comentários: Este documentário de 52 min. produzido pela canadense Coscient Productions e reproduzida no Brasil pela Fundação AVIVA, aponta um histórico do movimento ambientalista no mundo. O tom do filme é de uma aula, mas para quem se interessa em conhecer a história do movimento vale a pena.

Peak Oil - How will you ride the slide? Comentários: Esta animação curta-metragem aborda de uma forma divertida mas realista a atual dependência de petróleo da sociedade humana.

Sociedade do Automóvel. Disponível no You Tube.
Comentários: Apesar de no início aparentar que o filme terá como foco a idéia simplista “largue o seu carro e utilize o “maravilhoso” sistema de transporte público da cidade”, o vídeo vai muito além. Dê uma chance, que um questionamento mais amplo sobre a ênfase irrefletida de nossa sociedade em relação ao uso automóvel se descortina de uma forma bastante realista.


Tá Limpo. Disponível no You Tube.
Comentários: Esta animação antiga trata de um tema, infelizmente, ainda comum nas regiões mais carentes das cidades. Vídeo recomendado para o trabalho desenvolvido junto ao público infantil.


Criança, a alma do Negócio. Disponível no YouTube em: htpp:\\www.youtube.com.br/watch?v=n0zk8v245oM.

Comentários: Versão resumida do documentário que trata dos efeitos da publicidade sem controle sobre a infância. Os excessos do consumo infantil, os desejos irrefreáveis, a dificuldade dos pais em dizer "não". Tudo isso são reflexos dos abusos da propaganda direcionada ao público infantil, que não questiona os efeitos sobre a saúde física e mental do indivíduo e da sociedade como um todo.