Cultura de Paz, Meio Ambiente e Cyberativismo

sábado, outubro 14, 2006

Cyberativismo: O que é?

Cyberativismo, Ativismo Digital ou Ativismo On-line são palavras que se referem às ações sociais que indivíduos de todo o mundo realizam em prol de melhores condições de vida utilizando como ferramenta principal a Internet.

De acordo com Denis de Moraes, doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, “as organizações não-governamentais e entidades civis dos quatro quadrantes estão utilizando cada vez mais a rede mundial de computadores para divulgar suas reivindicações e desenvolver espaços de interação e de mobilização pelos direitos da cidadania”. A este movimento dá-se o nome de Cyberativismo.

Os temas destas ações apresentam uma grande diversidade, mas como exemplo podemos citar: Direitos Humanos, Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Defesa do Consumidor, Direitos de minorias, Educação, Saúde, Direitos Animais, Combate à Corrupção, entre muitos outros.

Ainda segundo Denis de Moraes, em um mundo onde as desigualdades são globalizadas, a Internet apresenta-se como uma ferramenta eficaz para “dinamizar as lutas das entidades civis a favor da justiça social” ao redor de todo o planeta. Desta forma, através da rede mundial de computadores pode-se promover iniciativas de ação social, participar de fóruns de discussões, bem com obter informações sobre as mais diversas questões sociais, através de atividades como:
1. Ajudar gratuitamente com 1 clique, ou seja o internauta entra em um site e, ao clicar no local indicado, uma das empresas patrocinadoras participa da campanha doando algo;
2. Envio de cartas (petições) aos representantes políticos ou organizações exigindo providências quanto à determinada questão social;
3. Cobrança do cumprimento dos direitos do consumidor, por exemplo através de sites como o Idec e o Procon (ver dicas de sites);
4. Entrar em contato com representantes políticos, seja presidente, senador, deputado federal, deputado estadual ou vereador, cobrando assim uma postura ética diante de determinada questão de interesse coletivo (ver dicas de sites);
5. Participar de listas de discussões sobre questões sociais específicas.

Neste blog você encontrará dicas de algumas destas campanhas com temáticas bastante diversificadas tanto na seção de Dicas de Sites como nas Campanhas em Destaque. Manifeste-se, participe! Vamos contribuir para o cumprimento da justiça social ao redor do mundo. E sinta-se livre para fornecer outras dicas cyberativistas!

Abraço,

Juliana Zellauy


Campanhas em Destaque

Site: http://www.wwf.org.br/informacoes/imposto_de_renda_ecologico/
Organização: WWF - Brasil
Idioma: Português
Do que se trata: Campanha a favor do Imposto de Renda Ecológico.
Comentários: De acordo com o próprio site da instituição, “o projeto prevê que pessoas físicas e jurídicas poderão deduzir do imposto de renda devido, respectivamente, até 80% (oitenta por cento) e até 40% (quarenta por cento) dos valores efetivamente doados a entidades sem fins lucrativos, para aplicação em projetos de conservação do meio ambiente e promoção do uso sustentável dos recursos naturais”. Um ótimo incentivo para geração de recursos destinados as entidades sérias que promovem atividades de conservação da natureza!

Site:
http://www.humanrightsfirst.org/international_justice/darfur/voices/index.aspx
Organização: Human Rights First
Idioma: Inglês.
Do que se trata: Campanha contra o genocídio em Darfur, Sudão.
Comentários: Ao se associar a esta campanha você estará fortalecendo o movimento para que sejam tomadas providências diplomáticas para frear este genocídio. A meta da organização é coletar 200.000 assinaturas.Vale lembrar que a soma de muitos pode exercer uma pressão significativa.

Site:
http://www.unep.org/treeplanting
Organização: PNUMA (Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento)
Idioma: Inglês.
Do que se trata: Campanha “Plant for the Planet”
Comentários: Campanha do PNUMA junto à organização de Wangari Maathai - primeira negra africana a ganhar o prêmio Nobel da Paz (2004) - para o plantio de 1 bilhão de árvores ao redor do mundo ao longo de 2007 para o combate ao aquecimento global. Contribua você também, existem diversas organizações que fornecem gratuitamente sementes e mudas de árvores nativas! Você só precisará arranjar um espaço adequado para a sua árvore e, claro, cuidar dela, pois mais importante do que plantá-la e fazê-la sobreviver. Depois de plantá-la sinta-se à vontade para voltar ao blog e contar a sua história! Boa sorte!


Campanhas Permanentes

Site: http://www.patinhasonline.com.br
Organização: Patinhas On-Line
Idioma: Português
Do que se trata: Campanha Permanente “Adote um Amigo”
Comentários: A Campanha a favor da adoção de animais abandonados é realizada não apenas pelo Patinhas On-Line, mas por várias entidades de Proteção Animal. Nos sites destas instituições você encontra as especificações de diversos animais que precisam de um dono (veja o Fred aí ao lado, por exemplo). Além desse painel de informações, o Patinhas On-Line realiza semanalmente mutirões de ajuda aos cães do abrigo onde grupos de voluntários se organizam para levá-los em feiras de adoção, para que tenham uma chance de arrumar donos e lares para terem uma vida melhor. Há também grupos que os levam em veterinários, e mensalmente o mutirão do banho e limpeza (onde é dado banho em todos os cães, limpeza geral nas baias, jardinagem e demais cuidados com os cães como aplicação de anti-pulgas, vermífugos e vacinas). Uma ótima oportunidade para quem pretende praticar o voluntariado: gratificante e muito divertida!

Site:
http://www.adoteumgatinho.com.br
Organização: Adote um Gatinho
Idioma: Português
Do que se trata: Campanha Permanente “Adote um Gatinho”
Comentários: Assim como o Patinhas On-Line a Adote Um Gatinho disponibiliza fotos e informações sobre gatos que precisam de um lar (lindos!). Além disso, disponibilizam uma série de informações sobre Proteção Animal. Se você está a procura de um companheiro, seja de raça ou não, não deixe de visitar estes sites!


Site: http://www.prosangue.sp.gov.br
Organização: Fundação Pró-Sangue de São Paulo
Idioma: Português
Do que se trata: Campanha Permanente de Doação de Sangue
Comentários: De acordo com a Fundação Pró-sangue, a cada dois segundos, algum paciente necessita de transfusão de sangue no Brasil. Por isso a grande necessidade dos hospitais em obter doadores periódicos. Qualquer pessoa com boa saúde, entre 18 e 65 anos de idade e com mais de 50 kg pode ser um doador e sangue. Ao doar, você passará por cinco etapas: cadastro, triagem clínica (inclui teste de anemia, verificação da pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, temperatura e questionário sobre sua saúde), voto de auto-exclusão (caso considere impróprio doar o seu sangue), doação propriamente dita e lanche pós-doação. Todo este processo dura cerca de uma hora e é muito seguro. Para ter acesso a alguns endereços de postos de doação ou obter mais informações sobre a doação, acesse:
http://www.prosangue.sp.gov.br.

3 Comments:

  • REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, deve fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    By Blogger Arnaldo Ribeiro, at 12/12/2010 5:58 AM  

  • DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:
    (GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogênese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE: (JB.18.37) – EU PARA ISSO NASCI E PARA ISSO VIM AO MUNDO, A FIM DE DAR TESTEMUNHO DA VERDADE; - (2CO.13.8) – PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.

    (Na verdade, Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus).

    By Blogger Arnaldo Ribeiro, at 7/19/2011 8:17 AM  

  • Ser humano

    By Blogger Unknown, at 2/03/2021 12:16 PM  

Postar um comentário

<< Home