Cultura de Paz, Meio Ambiente e Cyberativismo

sábado, outubro 14, 2006

Cyberativismo: Dicas de Sites para agir!

Site: http://www.bocc.ubi.pt/pag/moraes-denis-ativismo-digital.htmlc.ubi.pt/pag/moraes-denis-ativismo-digital.html
Organização: Dênis de Moraes
Conteúdo: Texto “O Ativismo Digital”, 2001
Idioma: Português.
Comentários: Para quem deseja se aprofundar no tema, esta é uma matéria excelente sobre o Ativismo Digital, demonstrando seu contexto inicial e atual panorama.

Site: http://www.humanrightsfirst.org/index.asp
Organização: Human Rights First
Conteúdos Interessantes: Histórias de refugiados, notícias, petições diversas, cadastro para recebimento de newsletter.
Idioma: Disponível apenas em inglês.
Comentários: Site excelente! Para quem quer se aprofundar no tema de Direitos Humanos dá para se cadastrar e receber a newsletter (notícias) deles. Em geral, nestes emails a organização já deixa o link para o envio de petições aos líderes locais contra algum desrespeito aos Direitos Humanos no mundo, sendo que o tema varia bastante: tortura, genocídio, estupro, intolerância religiosa... Já no link
http://action.humanrightsfirst.org/human_rights_first/all-alerts.html existe a possibilidade de verificar todas as campanhas que estão rolando e assinar as petições das que te interessar. As mensagens (existe um modelo pronto) são encaminhadas para líderes locais como o presidente do país em questão. Outra seção interessante do site é o espaço onde os refugiados contam suas histórias. Surpreendente! Histórias de todo canto do mundo revelando fugas dos países de origem, motivos e condições atuais de vida, devido à regimes ditatoriais, intolerância religiosa e perseguições.

Site:
http://passport.panda.org/campaigns/index.cfm?uNC=12275748&uLang=pt
Organização: World Wild Foundation (WWF) – Brasil
Conteúdos Interessantes: Informações sobre Passaporte Panda, Dicas para um Ativismo on-line eficiente, Campanhas que deram certo, Petições e Campanhas diversas.
Idioma: Maior parte do site em português, apenas alguns itens estão em inglês.
Comentários: Assinando o Passaporte Panda você poderá participar de abaixo-assinados e campanhas de mobilização para solucionar questões relacionadas a conservação da natureza em todo o mundo. De acordo com o site “ao entrar no Passaporte Panda você recebe seu passaporte virtual e participa dessas ações em defesa da natureza. A cada ação você soma pontos e recebe o direito de colocar "carimbos virtuais" relativos às que participou. São vários carimbos que comprovam a sua disposição para enriquecer o seu passaporte de ativista internacional”.

Site:
http://www.thepetitionsite.com
Organização: The Petition Site
Conteúdos Interessantes: Petições mais populares nas últimas 48 horas; as últimas petições disponibilizadas no site; espaço para inserção de novas petições.
Idioma: Disponível apenas em inglês.
Comentários: Site excelente contendo petições de diversos assuntos, como: Meio Ambiente, Direitos Humanos, Direitos Animais, Fé e Religião, Direitos do Consumidor, Educação, Direitos GLS, entre muitos outros. Dentre as petições, destaco a campanha contra a mutilação genital feminina (Against Female Genital Cutting). Outro aspecto interessante do site trata-se da separação dos temas em categorias, o que facilita muito na hora de escolher as petições de interesse. Coletam mais de 10.000 assinaturas todos os dias.

Site:
http://www.care2.com/
Organização: Care 2
Conteúdos Interessantes: Grupo de Discussão, Serviço de email, Espaço para inserção de petições, Petições de diversos temas, Campanhas de clicks gratuitos para doação de recursos, Oportunidades de emprego, Notícias.
Idioma: Disponível apenas em inglês.
Comentários: As campanhas de clicks gratuitos funcionam como o Click Fome ou Click Árvore brasileiros, ou seja, você clica no espaço indicado e as empresas patrocinadoras doam recursos para as entidades beneficiadas conforme a quantidade de acessos. Existem várias opções de temas.

Site:
http://www.pea.org.br/protesto/index.htm
Organização: Programa Esperança Animal (PEA)
Conteúdos Interessantes: Informações sobre Direitos Animais; Protestos por email (Natura, Peles, Farra do Boi, Rodeios, entre outros).
Idioma: Português.
Comentários: Nesta página são indicadas algumas campanhas contra a crueldade à animais. Destaque para a campanha focada na Natura, por esta ainda realizar testes em animais.


Site: http://www.humanrightswatch.org/
Organização: Human Rights Watch
Conteúdos Interessantes: Campanhas pró-Direitos Humanos ao redor do mundo (em inglês), Relatório Global 2006 de Direitos Humanos, Notícias, dicas em inglês de filmes do Human Rights Film Festival (http://www.hrw.org/iff).
Idioma: Disponível em diversas línguas, inclusive partes do site em português (link: http://www.humanrightswatch.org/portuguese)
Comentários: Uma das partes mais interessantes do site são as campanhas, disponíveis em
http://www.hrw.org/campaigns. Em cada campanha, de diversos cantos do mundo, são dadas dicas de como agir frente ao caso mencionado.

Site: http://www.avaaz.org/po/
Organização: Avaaz
Conteúdos Interessantes: Campanhas diversas, Blog com informações bastante interessantes,
Idioma: Disponível em português e diversas outras línguas.
Comentários: Esta entidade congrega cidadãos de todas as partes do mundo (quase 1 milhão de pessoas) com o objetivo de que suas vozes sejam ouvidas nas tomadas de decisões e de abrir espaço para uma globalização mais humana. Suas campanhas de mobilização virtual são bem variadas (aquecimento global, pobreza, Iraque, África...). Um aspecto interessante é que quando você participa de determinada campanha há sempre um indicador de quantas pessoas já participaram daquela ação até o momento e quanto falta para fechar o número alvo de assinantes da petição como forma de estimular mais e mais envolvidos.


Site: http://www.idec.org.br
Organização: Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor)
Conteúdos Interessantes: Orientações ao consumidor sobre temas diversos (de poupança e concertos de carros à colocação de piercings!)
Idioma: Português.
Comentários: O site aborda basicamente três questões: Meio Ambiente, Cidadania e Direitos do Consumidor. Às vezes promovem campanhas on-line, mas o forte da organização são as informações de interesse público disponibilizadas através do site e da revista Idec. Vale a pena conhecer!

Site:
http://www.procon.sp.gov.br
Organização: Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor)
Conteúdos Interessantes: Relação de empresas reclamadas; área de atendimento à reclamações; Eventos Gratuitos; Procons Municipais.
Idioma: Português.
Comentários: Ótimo canal para quem está com problemas com produtos empresas ou serviços e precisa de auxílio para garantir os seus direitos.

Site:
www.senado.gov.br
Organização: Senado Federal
Conteúdos Interessantes: Senadores (por nome, partido, UF...); Legislação; Orçamento; Pronunciamentos feitos pelos senadores.
Idioma: Português.
Comentários: Aqui você encontra o contato de todos os senadores (emails), possibilitando cobrar promessas feitas durante as campanhas eleitorais e seus demais direitos de cidadania.

Site:
www.camara.gov.br
Organização: Câmara dos Deputados
Conteúdos Interessantes: Agenda da Câmara; Projetos de Lei em andamento; Fale com Deputado;
Idioma: Português.
Comentários: Na seção “Fale com Deputado” dá para selecionar se a mensagem deverá ser encaminhada a todos os deputados, a apenas o do seu estado, de um determinado partido, ou alguém especificamente.

Site:
www.al.sp.gov.br
Organização: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
Conteúdos Interessantes: Prestação de contas; Fale com o Deputado; Legislação; Comissões.
Idioma: Português.
Comentários: Além do ter acesso ao seu Deputado, outro item interessantes está na área “Comunidade” onde é possível acessar uma página sobre o ConPAZ (Conselho da Assembléia Legislativa pela Cultura de Paz) com o documento que o cria e as entidades participantes. Também na área “Comunidade” existe o SOS racismo onde você pode denunciar casos de discriminação racial através de email ou telefonema.

Site:
www.camara.sp.gov.br
Organização: Câmara Municipal de São Paulo
Conteúdos Interessantes: Contatos dos Vereadores; Comissões; Resumo das Sessões; Projetos Apresentados; Projetos Aprovados; Pauta das Sessões.
Idioma: Português.
Comentários: Além da área de contatos com vereadores, outra especialmente interessante é o “Resumo das Sessões” para verificar o que o seu vereador tem realizado efetivamente.

Site:
http://sac.prefeitura.sp.gov.br
Organização: Prefeitura Municipal de São Paulo
Conteúdo: SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão)
Idioma: Português.
Comentários: Neste dite você pode fazer sua solicitação quanto ao atendimento de serviços públicos como: Acesso para portadores de necessidades especiais, plantio de árvores, iluminação pública, limpeza e muitos outros. Uma ferramenta incrível à disposição dos Cyberativistas que realmente funciona! Provado e aprovado!