Cultura de Paz, Meio Ambiente e Cyberativismo

sábado, outubro 14, 2006

FIB - Felicidade Interna Bruta

Dia destes me deparei com este conceito e refleti que o FIB (Felicidade Interna Bruta) merece ser amplamente divulgado. Resolvi então dar minha contribuição com um destaque especial neste blog.

O conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) é uma contraposição ao PIB (Produto Interno Bruto). Enquanto no PIB quanto mais recursos naturais degradamos mais seu valor cresce, ou se passarmos por uma guerra, por exemplo, ele também aumenta, o FIB é uma sistemática proposta originalmente pelo Butão (país localizado nas montanhas do Himalaia).

No FIB é considerado tanto o desenvolvimento material, quanto o espiritual e o pessoal. Seus quatro pilares são: promoção do desenvolvimento sócio-econômico sustentável e igualitário, promoção de valores culturais, conservação do meio ambiente natural e estabelecimento de boa governança.

Dicas de Sites
Site:
http://www.felicidadeinternabruta.com.br/
Organização: Icatu Hartford
Conteúdos Interessantes: Dicas, links úteis, matérias.
Idioma: Português
Comentários: O site, patrocinado por uma empresa privada com fins lucrativos, é uma boa descoberta para quem quer saber um pouco mais sobre o FIB. Bem feito, com boas informações e muito gostoso de navegar! Como se trata de uma empresa com fins lucrativos, não dá para negar a intenção de atrair novos clientes (intenção bem óbvia nas dicas de FIB, por exemplo), mas isso não tira o mérito da iniciativa. De mais interessante achei os links e as matérias disponíveis.


Site: http://www.akatu.org.br/central/opiniao/2008/o-reino-da-felicidade
Organização: Instituto Akatu
Conteúdos: Matéria sobre FIB assinada por Susan Andrews
Idioma: Português
Comentários: Matéria para quem deseja saber um pouco mais sobre o FIB.


Dica de Evento
Evento: 1ª Conferência sobre Felicidade Interna Bruta

Site: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/eventos/conteudo_390777.shtml
Data: 29 e 31 de outubro, 01 e 02 de novembro de 2008.
Local: São Paulo, SESC Pinheiros (dia 29/10), Campinas, Unicamp (dia 31/10) e Porangaba, Parque Visão Futuro (dias 01 e 02/11).
Comentários: Evento realizado pelo Instituto Visão Futuro com apoio do SESC, conta com, nomes de peso como Susan Adrews (Visão Futuro, coordenadora do FIB no Brasil), Ladislau Dowbor (economista, consultor da ONU e de vários governos em gestão descentralizada), Karma Dasho Ura (coordenador das pesquisas do FIB no Butão), Michael Pennock (consultor das Nações Unidas sobre o assunto).
A proposta é “abordar as limitações do PIB num contexto de crise ecológica e social mundial, a origem do FIB, suas dimensões e os indicadores de bem-estar, a “Ciência da Felicidade: fontes verdadeiras de alegria”, as políticas de planejamento e a aplicação prática do FIB na comunidade internacional.”Já nos dias 01 e 02/11 no Parque Visão Futuro (Porangaba) será realizado um encontro para elaboração de estratégias para implementação do FIB no Brasil.


Para quem perdeu o evento, segue site com conteúdos da Conferência, inclusive falas transcritas e vídeos: http://felicidadeinternabruta.blogspot.com/