Cultura de Paz, Meio Ambiente e Cyberativismo

domingo, outubro 29, 2006

Cultura de Paz: Publicações, Documentos de Referência

Autobiografia: Minha vida e minhas experiências com a verdade – Mohandas K. Gandhi. São Paulo: Palas Athena, 1999.
Comentários: Autobiografia de Mahatma Gandhi, líder que pregava a verdade e a não-violência na Índia já no século XIX. Graças a sua força de vontade e liderança a Índia pode conquistar sua independência de maneira pacífica em 1947, realizando assim a maior revolução não-violenta da historia mundial.
Dicionário da Não-violência – Jean-Marie Muller. São Paulo: Edições Loyola, 1991.
Comentários: Indica o glossário básico da Não-violência além de fornecer inclusive o detalhamento de alguns métodos não-violentos para resolução de confl
itos. Escrito pelo filósofo francês Jean-Marie Muller, um dos ícones pela busca da resolução pacífica de conflitos no mundo.

Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar! – Fabio Otuzi Brotto. Santos: Ed Re-Novada, Projeto Cooperação, 1997.
Comentários: De acordo com o site
http://www.jogoscooperativos.com.br/Livros.htm esta é a “primeira obra brasileira abordando a questão dos Jogos Cooperativos, este livro é referência obrigatória para todos aqueles que estão iniciando o estudo dos Jogos Cooperativos. De forma alegre e descontraída, o autor passa conceitos sobre a Pedagogia da Cooperação, além de vários jogos comentados”. Faço destas as minhas palavras.

Paz como se faz?: Semeando Cultura de Paz nas escolas – Lia Diskin e Laura Gorresio Roizman. Rio de Janeiro: Governo do
Estado do Rio de Janeiro, Unesco, Associação Palas Athena, 2002. (disponível para download no site: http://www.palasathena.org.br/)
Comentários: Cartilha muito bem elaborada para auxiliar os educadores na disseminação da Cultura de Paz nas escolas. Indica diversas ferramentas para facilitar o desenvolvimento deste trabalho como: atividades, jogos, vídeos e músicas. Coerente com o seu discurso que prega a contribuição para uma Cultura de Paz, a Associação disponibiliza gratuitamente o conteúdo da cartillha através do seu site.

Programa Vivendo Valores na Educação: Guia de Capacitação do educador, com atividades de educadores de todo o mundo. Diane Tillman e Pilar Quera Colomina. São Paulo: Confluência, 2004.
Comentários: O objetivo desta publicação é orientar os educadores “para que examinem seus próprios valores, as necessidades emocionais da criança, a colaboração e comunicação na sala de aula, com a fin
alidade de construir comportamentos positivos e estabelecer uma disciplina baseada em valores”. Propõe métodos e atividades para o resgate da ética, podendo contribuir assim para o fortalecimento da Cultura de Paz.

Vivendo Valores: Um manual. São Paulo: Brahma Kumaris, 2000.
Comentários: Esta publicação é uma iniciativa internacional dedicada às Nações Unidas em seu 50° Aniversário (ONU50). De acordo com a Brahma Kumaris, o objetivo do Projeto de onde originou-se esta publicação, é o de “disseminar um entendimento mais profundo e a aplicação prática dos valores nos contextos familiar, escolar e profissional”. Mais uma ferramenta interessante para quem quer trabalhar a Cultura de Paz.

Desobediência Civil – Henry David Thoreau, 1849 (disponível em: http://www.culturabrasil.org/desobedienciacivil.htm)
Comentários: Este livro de Henry Thoreau é um interessante começo para quem quer se aprofundar no tema da desobediência Civil não-violenta. Para se ter uma idéia, Henry exerceu forte influência sobre os conceitos de resistência pacífica desenvolvido por Gandhi e o movimento hippie, e ainda sobre Martin Luther King Junior, um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis no mundo, através de sua campanha de não-violência e de amor ao próximo.

Comunicação Não-Violenta. Marshall B. Rosenberg. São Paulo: Ágora, 2006.
Comentários: O livro trata do método CNV (Comunicação Não-Violenta) para a resolução pacífica de conflitos desenvolvido por Marshall. Nas palavras de Lia Diskin: “A comunicação Não-Violenta é um instrumento eficiente e mais do que oportuno para capacitar aqueles que comprometidos com a implementação da Cultura de Paz – visam se auto-educar para restabelecer a confiança mútua entre as pessoas, instituições, povos e nações”. Para aplicar em todas as áreas das nossas vi
das, seja em casa, com os familiares, esposa(o), filhos, amigos ou no ambiente de trabalho. Se quiser se aprofundar no tema sugiro ainda participar do curso promovido pela Palas Athena sobre a aplicação da técnica (http://www.palasathena.org.br/).

Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Edgar Morin. São Paulo: Cortez, 2006.
Comentários: Para quem atua em sala de aula formal ou informalmente, este livro é uma ótima ferramenta para a revisão das práticas pedagógicas utilizadas, que reflete as necessidades advindas com o século XXI. Não só para quem trabalha as questões ambientais e da cultura de paz, mas para todos aqueles que sentem a urgência de promover uma releitura da educação contemporânea.


Guia de Cultura de Paz. Secretaria do Verde e Meio Ambiente, 2007.
Comentários: Material de grande relevância para o avanço da Cultura de Paz na cidade de São Paulo, desenvolvido pela Rede Ação pela Paz. A publicação traz um mapeamento das instituições que trabalham para a promoção da Cultura de Paz no município, além de uma introdução assinada por Lia Diskin breve, mas, com um conteúdo importantíssimo abordando o histórico e as razões para o estabelecimento de uma Cultura de Paz. Infelizmente com uma tiragem inicial pequena (apenas 2.000 exemplares) é necessário contatar a UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz) para verificar a disponibilidade do material.

Diálogo - Comunicação e Redes de Convivência.
David Bohm, Editora Palas Athena, 2005.
Comentários: Um dia escutei em um programa de rádio o locutor revelando que, em uma conversa com um amigo, perguntou-l
he se tinha alguma opinião formada sobre um determinado tema polêmico (não me recordo exatamente qual, talvez aborto), ao que o amigo respondeu negativamente, este prosseguiu: então podemos conversar abertamente sobre isso. Esta publicação de David Bohm enfoca este ponto: suspender nossas opiniões, pressupostos e teorias consolidadas, para criarmos juntos algo novo, ou seja, a verdadeira origem do “fazer ciência”. Longe de querer estabelecer o nosso ponto de vista a qualquer custo, muitas vezes negando-se a escutar o que o outro tem a dizer, esta postura do verdadeiro diálogo nos abre para o novo, para o impensado e nos permite evoluir. Ótima leitura para quem deseja se aprofundar no tema e dar os primeiros passos práticos na Cultura de Paz, já que esta deve começar primeiramente em nós mesmos.

Não-Violência na educação. Jean-Marie Muller, Editora Palas Athena, 2006.
Comentários: Neste livro, Jean-Marie Muller, um dos mais importantes pesquisadores da não-violência no mundo, traz não apenas os conceitos da não
-violência, como também uma abordagem prática do tema no universo escolar. Interessante frisar que seus pensamentos passam longe da ingenuidade. Jean-Marie sabe que nem toda obediência é pertinente, mas que quando surge um conflito de interesses, este deve ser solucionado de maneira pacífica.

Educação para a Paz – Promovendo Valores Humanos na escola através da Educação Física e dos Jogos Cooperativos. Carlos Velázquez Callado. Santos: Cooperação, 2004. Comentários: O livro é muito interessante para quem deseja trabalhar a Cultura de Paz em aulas de Educação Física. Apesar de algumas falhas em relação à temática ambiental - que inclusive é pouco ilustrada ao longo da publicação – a leitura compensa por apresentar atividades interessantes para o trabalho com crianças e pré-adolescentes. Quem se dispuser a fazer adaptações, também há a possibilidade de utiliza-las com grupos de outras faixas etárias. Destaque para os jogos de outros povos, países e culturas e o Caderno de Classe.

Jornada de Amor à Terra - Ética e educação em valores universais. Laura Go
rresio Roizman e Elci Ferreira, Editora Palas Athena, 2006.
Comentários: Se você pretende abordar de maneira prática e interdisciplinar os assuntos: ética, ecologia, direitos humanos e educação para a paz, recomendo a publicação “Jornada de Amor à Terra”. De distribuição gratuita, a publicação aborda a teoria e prática destes temas, apresentando inúmeras dinâmicas, jogos cooperativos, atividades artísticas e projetos comunitários, com possibilidade de adaptação para diversas faixas etárias.


Para além da Barbárie Civilizatória – O Amor e a Ética Humanista. Sueli Damergian. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

Comentários: Este livro apresenta algumas das raízes dos males da civilização contemporânea, como a violência, a corrupção, a desvalorização do passado e valorização extremada de atos caracterizados pela chamada “pulsão de morte”, em detrimento da “pulsão de vida”. Também fundamenta de forma precisa a necessidade do amor, da ética e de atores sociais humanistas para o equilíbrio da sociedade. Leitura interessantíssima e tranqüila, que possibilita muitas reflexões e discussões. Apesar de não tratar o tema de forma direta, essencial para pensar a respeito das bases da tão almejada Cultura de Paz.

Vamos Ubuntar? Um convite para cultivar a paz. Lia Diskin. Brasilia: UNESCO, Fundação Vale, 2008.

Comentários: Cartilha escrita pela "Gandhi brasileira" Lia Diskin, disponível gratuitamente para download no link: http://www.palasathena.org.br/frames.asp?secao=conteudo&IDConteudo=901&language=pt

Cultura de Paz - Redes de Convivência. Lia Diskin. São Paulo: Editora Senac.
Comentários: Cartilha escrita pela Profa. Lia Diskin que apresenta aspectos conceituais e 10 ações permanentes desenvolvidas no Brasil com foco nos princípios e valores de uma Cultura de Paz. Juntamente com as cartilhas "Paz, como se faz?" e "Vamos Ubuntar?" também disponível para download no site: http://www.palasathena.org.br/frames.asp?secao=conteudo&IDConteudo=901&language=pt


Cultura de Paz: Documentos de Referência

Documentos Internacionais