Cultura de Paz, Meio Ambiente e Cyberativismo

sábado, outubro 21, 2006

Meio Ambiente: Dicas de Sites

Dicas de Sites
Site: http://www.wwf.org.br
Organização: World Wild Foundation (WWF) – Brasil
Conteúdos Interessantes: Passaporte Panda (vide post “Dicas de Sites: Cybertativismo”), Informações sobre os Biomas Brasileiros, Publicações diversas, Informações Institucionais, Dicas de como você pode ajudar o meio ambiente.
Idioma: Maior parte do site em português, apenas alguns itens encontram-se ainda em inglês.
Comentários: Site de uma das maiores e mais respeitadas organizações não-governamentais em prol da preservação ambiental.

Site: http://www.ambientebrasil.com.br/
Organização: Ambiente Brasil
Conteúdos Interessantes: Clipping de notícias diário, artigos técnicos e legislação ambiental.
Idioma: Português
Comentários: Site para quem deseja ficar antenado nas principais notícias ambientais envolvendo diversos temas, como: água, questão indígena, mudanças climáticas, energia, educação, ecoturismo, biotecnologia, fauna, florestas, resíduos, unidades de conservação e outros. Também é possível se cadastrar para receber via email o jornal diário.

Site: http://www.ibge.gov.br/home/
Organização: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Conteúdos Interessantes: Bancos de dados por cidade, Estado e País, Banco de Dados de Geociências, que inclui mapas e indicadores de recursos naturais (Fauna e Flora, Uso da Terra, Recursos Hídricos).
Idioma: Português
Comentários: Site oficial para busca de dados, indicadores e mapas. Ótimo para formulação de pesquisas, cruzamento de dados e busca de informações para o desenvolvimento de trabalhos, teses e palestras. Destaque para o IBGE “Países” (http://www.ibge.gov.br/paisesat/) onde existem informações disponíveis de todos os países do mundo à respeito de itens como Meio
Ambiente, Indicadores Sociais e cumprimento dos Objetivos do Milênio!

Site: http://www.myfootprint.org/en/
Organização: Redefining Progress
Conteúdos Interessantes: Quiz para medir sua Pegada Ecológica
Idioma: Inglês, Francês, Espanhol e Russo.
Comentários: Você já pensou em medir sua pegada ecológica? Pegada Ecológica é uma metodologia para avaliar o impacto ambiental de um determinado indivíduo ou grupo de pessoas no ambiente. De acordo com Genebaldo Dias Freire, o método traça uma comparação entre o consumo humano e a capacidade do ambiente de suportá-lo. Com estas informações o interessado pode verificar seu consumo e adequá-lo melhor à capacidade suporte do planeta. Para medir sua pegada, basta acessar o site indicado acima e responder as questões. Trata-se de uma ótima ferramenta para ser trabalhada em sala de aula, com a finalidade de incentivar os alunos a adotaram hábitos de vida sustentáveis.

Site:
http://www.pegadaecologica.org.br/?step=register
Organização: WWF Brasil
Conteúdos Interessantes: Teste para medir sua Pegada Ecológica
Idioma: Português
Comentários: Teste similar ao citado acima, mas em português. Vale lembrar que o site da Redefining Progress é a versão original, no entanto, a versão do WWF se bem utilizada é igualmente interessante.


Site: http://www.mananciais.org.br/site/index_html
Organização: Instituto Socioambiental (ISA)

Conteúdos Interessantes: Campanha “De Olho nos Mananciais”, Documentos, fotos e apresentações sobre os mananciais da cidade de São Paulo e mapas diversos.
Idioma: Português
Comentários: Um dos itens mais interessantes do site criado pelo Instituto Socioambiental (ISA) é o fato do internauta poder descobrir de onde vem a sua água, ou seja, de qual das bacias que abastacem a cidade de São Paulo (Billings, Cantareira ou Guarapiranga), tem origem a água que utilizamos em casa. Também apresenta informações sobre a escassez de água potável do planeta, sobre os mananciais da cidade de São Paulo e dicas para um melhor uso da água.
Site: http://www.institutogea.org.br/
Organização: Instituto Gea – Ética e Meio Ambiente
Conteúdos Interessantes: Manual de Coleta Seletiva em condomínios (para download, muito bom!!), Roteiro para implantação de Coleta Seletiva, Locais para onde encaminhar seu lixo reciclável, Dúvidas e curiosidades sobre o lixo, O que pode e o que não pode ser reciclado.
Idioma: Português
Comentários: Para quem está buscando informações sobre coleta seletiva e reciclagem, ou mesmo implementar um programa em seu condomínio ou organização, encontrou o lugar certo! O site do Instituto oferece muitas informações atualizadas sobre o tema, mas você também pode entrar em contato direto pelo tel.: (11) 3058-1088. Vale a pena conferir.

Site: http://www.iniciativaverde.org.br/
Organização: Iniciativa Verde (Green Iniciative)
Conteúdos Interessantes: Calculadora de Carbono, Explicação sobre o Efeito Estufa e o Aquecimento Global, Dicas para redução de CO2.
Idioma: Português e Inglês.
Comentários: Para as empresas a organização pode ser uma interessante parceira para compensação das emissões. No site, por exemplo, são indicadas as áreas já recuperadas e quais espécies nativas foram utilizadas para a recuperação, o que indica a seriedade do trabalho desenvolvido. Já para a sociedade civil e cidadãos comuns, o site é uma ótima dica para entender um pouco mais a questão, calcular e conhecer dicas para redução de suas emissões. Destaque para a calculadora de carbono, que pode ser também um ótimo instrumento pedagógico dentro e fora da sala de aula.

Site: http://www.freecycle.org/
Organização: Freecycle
Conteúdos Interessantes: Grupos de troca
Idioma: Inglês e Português (para grupos brasileiros)
Comentários: A proposta desta organização é impedir que mais recursos sejam encaminhados para os depósitos de lixo. Com quase 6 milhões de membros ao redor do mundo, o objetivo é incentivar a troca de itens entre os seus participantes. Você pode doar ou receber materiais de que precisa de forma gratuita. Basta postar seu “anúncio”, e aguardar a resposta. Para tornar as trocas mais fáceis, existe um grupo específico da cidade de São Paulo, bem como de outras cidades brasileiras. O endereço de São Paulo é:
http://groups.yahoo.com/group/SaoPauloFreecycle/

Site: http://www.ecarona.com.br
Organização: E-Carona
Conteúdos Interessantes: Portal de Caronas, Dicas de Segurança.
Idioma: Português
Comentários: Site cujo objetivo final é o de minimizar o trânsito da nossa cidade e melhorar a qualidade de vida da população. Nele você pode dar ou oferecer caronas, sendo para tanto realizado um cadastro gratuito. Um dos itens além de interessante, importante, é o de Dicas de Segurança, para tornar a prática mais segura. Conta ainda com a possibilidade de criação de comunidades específicas onde um moderador aprova a entrada de usuários que fazem parte de um determinado grupo, como o de uma empresa, por exemplo, tornando as informações disponíveis apenas àqueles usuários e, portanto, as caronas limitadas às pessoas daquele "ambiente". A iniciativa já conta com apoio de entidades como a Toyota e Softtek. Que tal criar uma comunidade para a sua empresa ou entidade?

Site: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=1516
Conteúdos Interessantes: Relógio Mundial
Idioma: Português
Comentários: O "Relógio Mundial", trata-se de um software que atualiza dados estatísticos mundiais em tempo real, tais como: número de nascimento, mortes, barris de óleo produzidos, biciletas e carros produzidos, florestas devastadas, aumento da temperatura do planeta...! De acordo com o site os dados são baseados em cálculos de organizações como OMS (Organização Mundial da Saúde) e IBGE. Chega a dar arrepios...! Claro que, para obter uma informação mais apurada vale pesquisar "direto na fonte", tais como institutos de pesquisa. Mas o "relógio" é uma ferramenta muito interessante para termos uma visão genérica do que se passa no planeta e refletir sobre o que significam estes números: o porquê deles, o que os influencia, o que eles indicam, como alterá-los,...

Organização: Movimento Nossa São Paulo
Conteúdos Interessantes: Especialmente: Indicadores, Publicações, Biblioteca Virtual e Práticas Exemplares.
Idioma: Português
Comentários: O movimento Nossa São Paulo foi criado em 2007 e conta com diversas organizações dos três setores para o desenvolvimento de uma cidade mais justa, democrática e sustentável. De acordo com o próprio site seu desafio é “mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, articular e promover ações, visando a uma cidade de São Paulo justa e sustentável. Apartidário e inter-religioso, é apoiado por centenas de organizações e milhares de cidadãos interessados em participar do processo de construção de uma nova cidade”. Vale a pena acompanhar de perto as ações do movimento. Para o trabalho pedagógico, destaque especial para a página sobre Práticas Exemplares e a Biblioteca Virtual. Também fica a sugestão de utilizar a pesquisa para implementação dos Indicadores de Referência de Bem-Estar do Município (IRBEM) a ser realizada de 15 de junho a 30 de setembro com seus educandos para refletir sobre qualidade de vida e planejamento urbano. Para mais informações acesse o site.

Site:
http://dowbor.org/
Organização: Ladislau Dowbor (pessoa física)
Conteúdos Interessantes: Artigos On Line, Principais Livros, Livros em Colaboração, Vídeos temáticos, Material em Audio, Dicas de Leitura, enfim… tudo!
Idioma: Português
Comentários: Difícil categorizar este site… Material riquíssimo para quem deseja se aprofundar em temas abrangentes como Economia, Sociedade e Desenvolvimento Sustentável. Um dos muitos méritos do Ladislau é disponibilizar na íntegra todos os seus livros, bem como artigos que ele escreve ou participa. Publicações para degustar, ingerir, digerir e se nutrir! Seus textos são instigantes e prazerosos, sem perder a riqueza e a profundidade que lhe é perculiar. Outra dica é assinar a newsletter para manter-se sempre renovado com estes pensamentos de vanguarda.
Organização: Eco4Planet
Conteúdos Interessantes: Site de busca, onde, a cada 50mil acessos, é plantada uma muda de árvore no interior de São Paulo.
Idioma: Português.
Comentários: O site utiliza o sistema Google de pesquisa. A quantidade de acessos que faltam para o próximo plantio é indicada na parte inferior da página principal. O fundo escuro do site também contribui para a economia de energia. A economia de energia com a tela preta pode chegar a 20% em relação a tela branca, além de cansar menos a vista. Imagine a redução do consumo se todos os acessos do mundo ao Google utilizassem a tela escura! As mudas são plantadas no interior de São Paulo, principalmente na região próxima a Ribeirão Preto. No Twitter do Eco4Planet é possível conhcer com mais detalhes os locais escolhidos para os plantios mensais.
Organização: Instituto Sergio Motta e Secretaria do Meio Ambiente
Conteúdos Interessantes: Site de busca que indica locais para o encaminhamento de resíduos eletrônicos.
Idioma: Português.
Comentários: No site, inserido o CEP e o tipo de "e-lixo" que você petende descartar, é possível encontrar todos os locais mais próximos de sua casa que recebem e encaminham para a reciclagem este tipo de resíduo eletrônico. Iniciativa louvável! Muito simples de usar.
Organização: Portal IG
Conteúdos Interessantes: Pesquisa da melhor época dos alimentos.
Idioma: Português.
Comentários: Neste site você insere a estação/mês ou o alimento que você deseja pesquisar - pode ser verdura, legume, fruta ou pescado - e a página indica a melhor época do ano para consumi-lo! Facilita muito para quem deseja se alimentar respeitando os ciclos naturais.